«

»

Perguntas aos candidatos a Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras

A Confraria Palestrina solicitou aos palmeirenses de todo mundo que enviassem sugestões de perguntas aos pré-candidatos ao cargo de Presidente do Palmeiras (vamos chamar de candidatos, ok?). Recebemos diversas colaborações, que foram aglutinadas no questionamento abaixo – agradecemos a todos, e esperamos que se sintam contemplados no material compilado.

Os questionamentos tem por objetivo privilegiar o aspecto democrático da primeira eleição realizada após as recentes mudanças estatutárias no clube, nas quais o Presidente do Palmeiras será eleito por votação direta dos sócios. A Confraria Palestrina surgiu com a proposta de mudar o jeito de fazer política no clube, e a presente iniciativa, ao mesmo tempo em que estimula a participação de todos os palmeirenses em um momento tão importante da vida do clube, servirá para revelar à imensa nação alviverde o que pensam os candidatos sobre temas essenciais ao futuro do Palmeiras.

Os questionamentos serão encaminhados aos três nomes até agora apontados pela imprensa como candidatos ao cargo de Presidente: além do atual mandatário, Paulo Nobre, as questões também serão enviadas aos oposicionistas Wlademir Pescarmona e Luiz Granieri. Optou-se por encaminhar as mesmas questões a todos os candidatos como medida de isonomia entre as partes. Da mesma forma, a publicação prévia dos questionamentos no web-site da Confraria Palestrina permitirá que todos os interessados tomem conhecimento do teor de todas as perguntas encaminhadas – os candidatos serão convidados a responder a todas as questões, mas, evidentemente, podem deixar de se manifestar sobre um ou outro tema, ou mesmo podem optar por não responder aos questionamentos. A responsabilidade por esta conduta é do próprio candidato: a sua postura frente a esta iniciativa revelará seu comprometimento com a transparência e democracia, e obviamente servirá de elemento de convicção para todos aqueles que, votantes ou não na próxima eleição para Presidente do Palmeiras, se interessam pelos destinos do clube. Às perguntas, então.

1) Como introdução, gostaríamos que o candidato se apresentasse formalmente ao sócio e ao torcedor palmeirense. Desta forma, indaga-se:

a) qual sua história no clube?

b) que cargos ocupou, em quais gestões?

c) o que o qualifica para ser Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras?

2) No tocante à relação com a WTorre, é sabido que o Palmeiras está em litígio com a empresa, estando o caso em ora em discussão perante o tribunal arbitral, na Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Sobre o tema:

a) qual sua opinião sobre o litígio? Em sua opinião, não fazer um acordo, levando a questão à arbitragem, foi uma decisão acertada ou errada? Por que?

b) o Palmeiras tem razão na discussão? Por que?

b) caso eleito, qual medida adotará no tocante ao processo? Manterá as atuais demandas da SEP, ou buscará uma conciliação?

c) em caso de conciliação, o que aceitaria, no mínimo, para a assinatura de um acordo?

d) ainda que a questão esteja sendo discutida na arbitragem, seria possível manter uma relação mais saudável com os parceiros, mantendo um nível de diálogo separando a discussão técnica interpretativa das relações comerciais que existirão independentemente da interpretação definida pelos árbitros? Em caso negativo, por que motivo seria impossível uma relação profissional?

3) Uma das maiores questões que hoje afligem o palmeirense é o futebol, com o time profissional novamente lutando por permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Sobre o tema:

a) quais foram as razões que levaram o nível técnico da equipe cair desta forma? Qual sua opinião sobre a política de contratações da atual gestão da SEP?

b) em sua opinião, este é um problema que pode ser resolvido a curto prazo? Como?

c) a atual gestão optou por elaborar os “contratos por produtividade” de jogadores e comissão técnica. Qual sua opinião a respeito? Manterá tal política se eleito?

d) as categorias de base do clube tem revelado relativamente poucos talentos, e tem sido apontada como muito vulnerável à influência de agentes. O candidato concorda com esta visão? Como reverter esta situação, promovendo o surgimento de novos talentos para a defesa das cores do Palmeiras?

4) O clube social, nos últimos anos, passa por um crescente processo de degradação física. Ainda que deva ser ponderada a situação das obras da Arena, e que recentemente tenha havido certo investimento em determinados setores e dependências, a opinião comum é que as últimas administrações não cuidaram de maneira suficiente do patrimônio do clube. Sobre o tema:

a) o que pode ser feito para recuperar o clube social, garantindo ao associado a justa retribuição pelo pagamento de suas mensalidades?

b) é possível o clube social ser autossutentável? Se sim, como promover esta medida?

c) qual a sua prioridade para o clube social?

d) qual sua opinião sobre a existência e manutenção dos esportes olímpicos no clube?

5) A atual gestão foi eleita com o compromisso de profissionalização da administração. Para tanto, foi ao mercado e contratou diversos profissionais para o exercício de funções-chave no clube. Sobre o tema:

a) o candidato considera exitosa a política de profissionalização executada pela atual gestão? Por que?

b) se eleito, pretende dar prosseguimento à política de profissionalização da administração do clube? Em quais termos?

6) Uma das principais demandas dos sócios e torcedores do Palmeiras é a revitalização da política do clube, entendida como uma das principais causadoras dos atrasos e problemas atualmente existentes. Atualmente é em curso a reforma estatutária, que pode trazer importantes inovações neste campo. Sobre o tema:

a) a representação do associado no Conselho Deliberativo é realizada por intermédio de eleições para o preenchimento de 152 cadeiras, de 300 disponíveis no colegiado. As demais 148 cadeiras são ocupadas por conselheiros vitalícios, que tem diversas formas de acesso a tal cargo (representação em cargos do clube, eleição pelo CD). Qual será seu posicionamento sobre o tema no momento da deliberação, pelo CD, deste ponto do estatuto? É favorável à atual representação, ou propõe uma diminuição ou aumento da relação entre conselheiros eleitos pelos sócios e conselheiros vitalícios? Num ambiente de 300 conselheiros, quantos, em sua opinião, devem ser vitalícios?

b) uma outra proposta debatida no ambiente da reforma estatutária é o voto do sócio-torcedor. Qual sua opinião a respeito? Em caso de aprovada tal proposta, em que termos deveria, em sua opinião, ocorrer a participação do sócio-torcedor nas eleições? É necessário internalizar a base de dados do Programa Avanti!, hoje em poder de empresa contratada, como medida prévia à participação do sócio-torcedor nas eleições do clube? Por que?

7) A atual gestão distanciou-se das denominadas torcidas organizadas. Sobre o tema:

a) qual deve ser a relação das torcidas organizadas com o Palmeiras?

b) o candidato pretende disponibilizar ingressos para o futebol às torcidas organizadas? Se sim, em quais termos?

c) o candidato pretende auxiliar as torcidas organizadas no transporte aos locais de jogos do Palmeiras fora de São Paulo? Se sim, em quais termos?

8) Uma das principais bandeiras da atual gestão é a austeridade nas contas do clube, de modo a tentar equilibrar as finanças do Palmeiras. Sobre o tema:

a) em sua opinião, quais foram os erros cometidos nos últimos anos que levaram o Palmeiras a esta situação de total desequilíbrio econômico?

b) é imprescindível buscar o equilíbrio financeiro para o clube? Em caso positivo, o que você fará, caso eleito, para não prejudicar esse equilíbrio financeiro tendo em vista as demandas do clube no futebol e no clube social?

c) no tocante à obtenção do chamado “Patrocínio Master” para o futebol, é sabido que o Palmeiras tem encontrado dificuldade em encontrar parceiros que aceitem pagar os valores demandados pelo clube. Tendo em vista tal cenário, qual será sua estratégia para o tema, se eleito? O candidato já tem alguma negociação em andamento? Se sim, porque não promover imediatamente a parceira entre o interessado e o clube?

 

Saudações,

Confraria Palestrina.

Link permanente para este artigo: http://confrariapalestrina.com.br/perguntas-aos-candidatos-a-presidente-da-sociedade-esportiva-palmeiras/